sábado, 30 de abril de 2011

Porque mudar de Príncipe para Duque?

Eu fiquei curiosa e vi que muitas pessoas também ficaram para saber porque a Rainha nomeou William e Catherine como Duque e Duquesa uma vez que ele já era príncipe.
Acabo de ler a coluna de Bruno Astuto no jornal o Dia que fala sobre isso e pode nos ajudar a entender um pouco. Segue o texto dele:

"Princesa ou duquesa?Para grande decepção dos britânicos e de todo o mundo, às 8h de ontem, a Rainha Elizabeth II conferiu ao neto William e sua mulher, Catherine, o título de Suas Altezas Reais, os Duques de Cambridge, o que criou uma grande confusão na cabeça dos apaixonados por monarquia: como Altezas, William e Catherine têm status de príncipes, porque só os príncipes são chamados de Altezas (duques são chamados de Sua Graça). Mas jamais serão chamados de príncipes, porque prevalecerão os títulos de duques.

Na Grã-Bretanha, príncipes e princesas são filhos e netos de reis e rainhas. Assim, a Princesa Anne, filha da Rainha Elizabeth II, será sempre uma princesa real, assim como as princesas Eugenie e Beatrice, suas netas. Uma mulher que não seja descendente direta de um monarca pode se tornar princesa caso se case com um príncipe. Assim, Diana virou Princesa de Gales ao se casar com Charles, o Príncipe de Gales. Mas,oficialmente, Diana jamais foi chamada de Princesa Diana, porque não era filha de um rei ou de uma rainha. Na papelada oficial, ela era Diana, Princesa de Gales.

Embora tenha se casado com o Príncipe Andrew, Sarah Ferguson nunca foi princesa, porque, assim como William, a rainha deu ao filho o título de Duque de York quando ele se casou. Sarah virou, então, Duquesa de York.

A confusão fica ainda maior quando notamos que a Rainha deu dois outros títulos ao neto, o escocês Conde de Strathearn e o irlandês Barão de Carrickfergus. Portanto, quando ele e sua mulher, Catherine, estiverem na Escócia, serão chamados de condes e, quando estiverem na Irlanda do Norte, de barões.

William havia pedido à avó que ela não lhe tirasse o título de Príncipe — duques, normalmente, são ligados a pessoas mais velhas e a ideia aqui é rejuvenescer a monarquia. Mas ela achou por bem dar ao neto o ducado de Cambridge, porque soaria estranho chamar Kate de Princesa William de Gales. No entanto, Elizabeth II manteve o status de príncipe do neto através da designação Sua Alteza Real.

É um detalhe que faz toda diferença, pois, quando Camilla Parker-Bowles se casou com Charles, a Rainha não lhe conferiu o status de Alteza. Assim, no momento em que Camilla estiver diante de Kate, ela terá de fazer reverência à mulher de seu enteado e não o contrário.


Sucessão: Embora a maioria dos britânicos deseje que William suceda diretamente à Rainha no trono, essa é uma possibilidade remotíssima. Às regras dinásticas não importam a opinião pública ou o Ibope dos membros da família real: se tudo correr como mandam as leis naturais, Charles será o próximo rei, mas Camilla não será a próxima rainha, apenas Princesa Consorte. Rainha mesmo, queridos, só Kate, ou melhor, Catherine."

Nenhum comentário:

Postar um comentário